CEAO - Centro de Estudos Afro-Orientais

Conferência - O Cameleão Evangélico: um enfoque epidemiológico. Pós-Afro

 

Sexta feira dia 19 de Outubro ás 17.30hs

Lugar: CEAO/UFBA

·  Para além do proeminente sociólogo inglês de formação metodista, David Martin, quem o viu de bons olhos como vanguarda da secularização, o fenómeno evangélico latino-americano, desde que ganhou visibilidade nos anos 80, tem incomodado os intelectuais, os jornalistas e os cientistas sociais. Enquanto podemos aceitar e até admirar a autenticidade ritual e simbólica do catolicismo e do catolicismo popular, os evangélicos são vistos como sintomas de transtornos sociais ou até psicológicos, como vítimas das manipulações de pastores, ou eventualmente como praticantes de uma religião afro ventríloquo. Nos resistimos a aceitar seu caráter propriamente religioso. Estudar esse fenômeno no seu próprio país, ou até na sua própria cidade é muito difícil. (Meus próprios esforços para pesquisar os judeus ultra ortodoxos em Londres fracassaram: tive que ir a Israel).

·  De 1980 para cá, o modelo evangélico evolucionou desde o chamado ‘pentecostalismo clássico’ (que ainda é maioria) com sólidos fundamentos em inúmeras pequenas capelas Com fiéis austeros e tementes de Deus ao modelo neopentecostal com suas organizações centralizadas e multinacionais midiaticamente poderosas, ameaçando seus fiéis com o poder sobrenatural do mal e ao mesmo tempo deslumbrando-os com promessas de riquezas que nunca tinham imaginado (a preço de trabalho e de dízimo).

·  Durante várias décadas o envolvimento político destas igrejas era corporativo e oportunista, Eu, por exemplo, apontava para isso para contrastar as Igrejas latino americanas com seus congéneres norte-americanas. Pêro evidentemente isso mudou ou talvez era errôneo desde o início.

·  Provavelmente o regime de laicidade latino-americano acostumado à lentidão e ‘gravitas’ da Igreja Católica, tivesse devido ser menos tolerante com a agilidade financeira e mediático do neopentecostalismo. Mas já passou da hora.

 

 

David Lehmann é professor Visitante no departamento de Ciências Sociais da UFBA e professor emérito da Universidade de Cambridge. Publicou ‘Struggle for the Spirit: religious transformation and popular culture in Brazil and Latin America’ (1996); ‘The crisis of multiculturalism in Latin America’ (coord.) (2017) e neste ano ‘The Prism of Race: the Ideology and politics of affirmative action in Brazil’ (Michigan University Press). Foi professor visitante na UnB e na USP e dirigiu o Centro de estudos latino-americanos da Universidade de Cambridge (1990-1999). Fora do Brasil realizou pesquisas no Chile, no Equador, no México e em Israel.

 

www.davidlehmann.org

www.davidlehmann.org/adlehmann

https://www.press.umich.edu/9736376/prism_of_race

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