O CEAO desde julho de 2023 está sob nova coordenação. A profa Dra Jamile Borges e o Prof Dr André Santos assumiram com a missão de reposicionar o CEAO em seu lugar de protagonismo como espaço de diálogo e ponte entre a UFBA, a Bahia e o continente africanos e suas diásporas. Mais ainda, abriga agora o Instituto Confúcio, numa parceria com a universidade de Shangai, sob a coordenação da Profa Dra Elza Kraychette.
Conhecido por seu pensamento libertário e humanista, Agostinho da Silva foi um filósofo, poeta e ensaísta de origem portuguesa que deixou um importante legado cultural e científico no Brasil durante os anos 40 e 60. Idealizador e primeiro diretor do Centro de Estudos Afro-Orientais da UFBA (CEAO), Agostinho teve como objetivo criar um canal de diálogo entre a universidade e a comunidade afro-brasileira, além de promover o intercâmbio entre o Brasil e os países africanos.
O Coordenador do Centro de Estudos Afro-Orientais da Universidade Federal da Bahia torna público o Edital 01/2023 para Eleição de Coordenador(a) Geral e Coordenador(a) Adjunto(a).